domingo, 2 de janeiro de 2011

Matéria - O Modelo de Pickman, Inspiração (Lovecraft)


  Sem sombra de dúvidas é um de meus contos favoritos do Lovecraft, a história do Pintor-Demônio Richard Upton Pickman, que pintava quadros cuja bestialidade e indescritível terror assombravam seu antigo amigo Thurber, que narra a história com grande nervosismo. Sou louco para postar este FANTÁSTICO conto aqui em meu blog, porém, infelizmente, não encontro nenhuma versão em Português disponível na internet, apenas em Inglês e Espanhol. Li este conto apenas em Português e em Alemão, porém, tão infelizmente quanto, o livro que eu possuía que continha este conto em Português (O Chamado de Cthulhu e outros contos) ficou com um professor que emprestei há um bom tempo atrás e não possuo contato, o que me impede de escrevê-lo aqui, e o meu livro com os contos em Alemão esta comigo, porém, além de eu não ter a incomensurável paciência disponível para traduzir, o mesmo teve um destino tão bizarro quanto a sua própria natureza em si (Cthulhu Geister Geschichten), e não convém contar o que aconteceu (Assim que eu tiver em mãos eu postarei aqui no Blog o conto em Português).
   Pois bem, Pickman pintava quadros de natureza profundamente infernal, conseguia captar energias infra-dimensionais e naturalmente, Lovecraft se inspirara em alguns artistas da realidade para escrever tal magnífico conto, e eu, como fan insano do mesmo, fui atrás das obras de todos eles e decidi criar uma matéria aqui disponibilizando o nome e algumas obras dos mesmos para que vocês possam apreciá-los assim como eu aprecio com grande satisfação.

Eis os artistas que ficaram curiosos para conhecer (Clique para ampliar), com várias de suas obras que eu com grande paciência reuni aqui para vocês:


Sidney Sime (1867-1941)



































































































































































































































































































































































































































































John Henry Fuseli (Johann Heinrich Füssli, 1741-1825)



















  Nightmare



















       Silence












  Lady Macbeth










Titania's Awakening
















The Artist in Conversation...



















      Shepherd

Gustave Doré (1832-1883)










































Paradise Lost
















    Raven









Judgement of Solomon
















    Camelot
















The Fatal Accident







Anthony Angarola (1893–1929), Francisco Goya (1746–1828), e Clark Ashton Smith (1893–1961) também foram outras possíveis inspirações de Lovecraft para escrever o GENIAL Pickman's Model, não continuarei postando porque o PC esta começando até a ficar lento de tantas imagens que já coloquei e já perdi umas 3 horas no processo, espero que tenham gostado da matéria, destas obras fabulosas (Que muito me agradam, principalmente as de Sidney).

3 comentários:

rafael beltrame disse...

otima coletana de figuras. realmente inpiradoras

Caio Alexandre Bezarias disse...

Eu já sabia, como estudioso da obra de Lovecraft, sobre esses pintores/ilustradores o inspirarem, principalmente os dois primeiros,mas é a primeira vez que vejouma reunião de obras deles com esse louvável intuito. parabéns por essa excelente contribuição ao material lovecraftiano em português.

Eduardo Costa disse...

Não sei se Lovecraft se inspirou ou não, mas que tem grande peso no que se refere a obras macabras: Austin Osman Spare. Além disso, ele de fato era um mago, considerado pai da "Magia do Caos". A obra dele é fantástica e não envolve só quadros, mas poesia também.

Parabéns pelo texto!

Abraço!